Fabiano Araújo, coordenador do Miss Terra Sergipe, fala das alegrias e tristezas de se organizar concursos de beleza no estado
Fabiano Araújo é um aracajuano apaixonado por concursos de beleza; uns dos mais jovens missólogos do país. Pois é, o rapaz tem apenas 18 anos, realizou seu primeiro concurso aos 17, e atualmente detém a licença do Miss Terra Sergipe: afiliado ao Miss Terra Brasil.
O Beleza Sergipana conversou com Araújo, que esclareceu muitas dúvidas pendentes. Confiram!
Fabiano ao lado de Larissa José, Miss T. SE Serra de Itabaiana
BELEZA SERGIPANA- Quando surgiu o interesse pelo mundo miss?
FABIANO ARAÚJO- Sempre fui apaixonado por concursos de beleza, ficava vidrado assistindo, torcendo pela sergipana no Miss Brasil, e pela brasileira no Miss Universo. Meu interesse ficou maior depois do honroso 2º Lugar da Natália Guimarães no Miss Universo 2007, fiquei impressionado por ser tão linda, e não ter vencido, e então, comecei a freqüentar todos os sites de concursos de beleza.
BS- O Miss Mundo Sergipe 2010 foi o primeiro concurso realizado por você?
FA- Exatamente. Foi o meu primeiro concurso, com apenas 17 anos. Era um sonhador, e após envolver muita gente que só fez prejudicar a organização, pensei: “Vou fazer tudo sozinho, apenas com ajuda da minha mãe, da minha irmã, e de álbuns amigos”. Queria impressionar aos Sergipanos, queria fazer um desfile que honrasse o nome de Sergipe no Mundo Miss. Acho que pequei muito pelo excesso de confiança, achei que ia dar tudo certo, não fiquei preocupado com as coisas importantes, o meu negócio era: Conseguir candidatas LINDAS. Aconteceu tudo de ruim no dia e na véspera, a decoração não conseguiu ser feita a tempo, convidados importantes não vieram, poucos ingresso vendidos. Foi uma soma de tudo que fez o concurso cair geral. A minha Inocência + Falta de Experiência + Falta de Malícia que deu um resultado ruim.
BS- Como adquiriu a franquia estadual válida pelo Miss Mundo Brasil?
FA- Entrei em contato com a Org. MMB, e pedi a liberação para coordenar a Isabel Correa, Miss Mundo Sergipe 2009, e ele aceitaram. Então começamos a preparação da Isabel, e conseguimos bons resultados. Tivemos uma colocação final de 6º lugar, ficamos em 2º lugar no Miss Talento, e vencemos o BEST MODEL, que é a etapa classificatória que elege a melhor modelo, que garante uma vaga no BEST MODEL OF THE WORLD (Melhor Modelo do Mundo) na qual Isabel obteve o resultado de BEST MODEL OF THE AMERICAS (Melhor Modelo das Américas) e foi semifinalista.
BS- O site Miss Mundo Brasil tornou público em 17 de janeiro esta nota: “A MMB Promoções e Eventos Ltda. não reconhece o concurso realizado em Aracajú no último dia 14 de janeiro para a eleição da Miss Mundo Sergipe 2010. A organização local não cumpriu com o combinado com a organização nacional, e por esta razão, foi descredenciada.
Novo concurso ou indicação de candidata para representar Sergipe no Miss Mundo Brasil 2010 será anunciado em breve.” O que você não cumpriu para ser descredenciado?
FA- Muitos motivos que teve para haver o descredenciamento. Não foi cumprido acordo por ambas as partes, nem da minha e nem da Org. nacional. Comprei passagens para a Org. nacional vim prestigiar o evento, e não vieram, e então, disse que não pagaria o valor acertado, pelo prejuízo que obtive por não ter conseguido reembolsar as passagens, isso me deixou muito frustrado. Logo após o evento, algumas das mães das candidatas ligaram para a Org. dizendo que o concurso deveria ser cancelado, que a Nayane não era bonita, que era gorda, que não merecia vencer, tanto que ao final do concurso, uma dessas mães, foi até a minha mãe, além de agredi - lá verbalmente, tentou agredi - lá fisicamente, me deixando ainda pior. E por último, comecei a ver a própria organização nacional dizer que as minhas misses não tinham beleza alguma para participar do concurso deles, então desisti; percebi que precisava sair da Org. que era muito pra minha cabeça; não tinha malícia para jogar com as pessoas, a minha maior intenção era apresentar ao MUNDO MISS as verdadeiras belezas sergipanas.
BS- No dia 18 de janeiro de 2010, um dia após não reconhecer o certame que estava nas suas mãos, o site do MMB divulgou a seguinte nota: “A MMB Promoções e Eventos Ltda. foi contactada pelos organizadores do Miss Mundo Sergipe e concordou em dar prazo de 5 dias (até sexta-feira, dia 22/1), para regularização da licença. Caso os organizadores sergipanos cumpram com o que foi proposto, o resultado do concurso realizado na última semana em Aracajú será validado.” Ganhou 5 dias para solucionar as pendências, você não atendeu a todos os requisitos propostos pela organização nacional e foi descredenciado definitivamente. O que deixou de fazer, mesmo recebendo uma segunda chance?
FA- Fiquei bem triste pela Nayane, queria muito que ela fosse, e ainda pensei em mandar ela, por isso pedi para aguardar algums dias, mas pensei muito, e desisti: como já comentei acima.
BS- Leitores questionaram a sua capacidade de organizar concursos de beleza a nível estadual, taxando-o de “enrolado”. O que tem a dizer sobre isso?
FA- Você tem noção do que é fazer um concurso sozinho, sem apoio algum? Daí vocês me falam: “Mas Fabiano, porque o Emmanuel conseguiu apoio, e você não?" É por um simples fato, o MISS BRASIL UNIVERSO, é um concurso super prestigiado, é transmitido para todo o país, as pessoas acompanham. Já o MISS MUNDO BRASIL não, é um concurso mais reservado, não tem muita audiência, não é transmitido em TV aberta, e então, complica para conseguir apoio. Falei com o Waldoílsson, da Funcaju e não consegui, tentei a Secretaria da Cultura, com a Eloísa Galdino, também, sem sucesso, fui atrás de tudo e de todos, e nada consegui. A taxa de inscrição era de R$ 600 e apenas 6 candidatas de 12 conseguiram arcar com a inscrição, as outras 6 meninas que não conseguiram o valor, optei por não tirar do concurso, e decidi dar ingressos para vender, pelo menos ajudava. As únicas coisas que consegui foi: muito prejuízo e muito descaso comigo mesmo. Ser tratado como eu fui, sem nem saberem o que aconteceu. Foi realmente, muito humilhante.
BS- Nayane Pacheco foi a vencedora do Miss Mundo Sergipe 2010; em seguida conquistou o título de Miss Sergipe Universo do mesmo ano; ficou entre as 10 mais belas do Brasil no Miss Brasil, versão universo. Sente-se responsável pelo sucesso que ela atingiu e atinge?
FA- Com certeza. Nayane é sinônimo de HUMILDADE e DEDICAÇÃO, ajudei de todas as formas que pude. Lembro-me que três dias antes de começarmos o concurso, ela me ligou, era mais ou menos 8 horas da noite, e me disse: “Fabiano, to aqui no salão de beleza, vem pra cá, preciso de você aqui”. E fui pra lá, mesmo morto de cansado, fiquei com ela o tempo inteiro, saiu de lá muito linda, ao final fomos nos divertir, com muita batata frita e refrigerante (risos). Lembro-me também de uma ocasião, dela vim me dizer que o antigo namorado dela não queria que ela participasse, tinha muito ciúmes, tive uma conversa com ela, e ela pensou muito, e até que se eu não me engano, ela terminou o namoro por conta disso. Até uma dica para as meninas: Nunca desistam dos sonhos de vocês por causa de namoro, realizem o sonho de vocês, até porque não é eterno, e o sonho de vocês precisa ser concretizado.
BS- A licença do Miss Terra Sergipe chegou como as suas mãos?
FA- Através de contatos com a Org. nacional. Quando desisti do Miss Mundo Brasil, estava com 6 meninas para escolher apenas 1 para o MISS TERRA BRASIL: na etapa dos municípios tinham: Nayane Pacheco, Adriane Queiróz, e Stefania Crestana, que foram as 3 primeiras colocadas. A Nayane foi para o Miss Sergipe, foi convidada, mereceu estar lá. Adriane não poderia ser minha indicação ao MISS TERRA BRASIL 2010/2011, é baixa, tem 1.69, não teria sucesso, mas, já tem concurso marcado, que não avalia muito a questão da altura, e sim, a beleza estética, ela está se preparando, sob a minha coordenação, e a Stefania assumiu como Miss Mundo Sergipe 2010, foi descartada. Já na etapa das Ilhas, eram: Nawany Miranda, Karen Vilarinho e Larissa José. A Nawany preferiu continuar no Miss Mundo Brasil, por conta dela, não podia ajudá-la, já a Karen e a Larissa começaram a ser minhas pupilas. Karen se preparou muito, se transformou, virou uma mulher MARAVILHOSA, mais a carreira de modelo falou mais alto, e desistiu. E me restou à bela e estonteante Larissa José, que a transformei em uma DIVA. Era uma menina do interior, não usava saltos, apenas botas, e hoje é uma super modelo.
BS- Nayane voltará a representar Sergipe: será umas das quatro representantes no Miss Terra Brasil 2012. Assim como Renata Santana, expoente modelo sergipana que modela atualmente na Europa. Como foi o processo de escolha das mesmas? Quais são as outras duas representantes?
FA- Quando falei com a Nayane, sobre a não mais participação dela no Miss Mundo Brasil 2010 disse: “Dessa vez não vai ser, mais logo vou te coordenar, e te oferecer tudo que você não teve como Miss Mundo Sergipe 2010”, e então chegou a hora, ela está muito contente, muito confiante para disputar o Miss Terra Brasil 2012. Em relação à Renata, sempre foi minha aposta, antes mesmo de pegar as franquias que tenho hoje, só que as viagens internacionais dela, sempre afetaram e proibiram essas participações dela, mais dessa vez vai, ela está lá em Milão, está aperfeiçoando a passarela dela, estudando um pouco mais de inglês e italiano, volta em setembro, para concluirmos as preparações estéticas. Já as outras 2 representantes, uma delas já vai ser nomeada, que é a Saiury Carvalho, que recentemente participou do Miss Sergipe Universo 2011, ela é uma menina LINDA, é alta, magra, do jeito que os concursos gostam, só que a idéia da Saiury participar não foi minha, e sim, da Débora Lyra, Miss Brasil 2010, que ficou impressionada com sua desenvoltura na passarela, e ao falar, e era a sua aposta para o Miss Sergipe Universo 2011, até mesmo da Nayane Pacheco, que agora serão colegas de concursos. Débora logo após o concurso falou comigo, e pediu para que eu enviasse ela para o Miss Terra Brasil. Lembrando que a Débora já participou do Miss Terra Brasil, ficando em 4º Lugar, e foi a Org. do Miss Terra Brasil que preparou ela para o Miss Minas Gerais e Miss Brasil. Já a 4ª selecionada ainda é suspense, mais é uma menina linda, vai com muita força também, em breve vou anunciar.
BS- Certa vez, em uma postagem deste site, você comentou que não irá mais realizar concurso em Sergipe. É uma decisão definitiva? (fale se irá realizar futuramente algum concurso no estado)
FA- Continuo com essa decisão até hoje, fazer um concurso sem apoio é muito difícil, principalmente nesse estado, que muito se fala em compra e venda de títulos. Quem sabe um dia, quando conseguir apoio, e credibilidade das pessoas. Tudo tem sua hora, seu tempo, ainda sou muito novo, só tenho 18 anos, tenho muita vida pela frente.
BS- Como está sendo a preparação de Nayane e Renata para o Miss Terra Brasil?
FA- Preparação de ambas agora no momento é de DECISÃO, o que precisa ser feito para vencer, falo com a Renata diariamente via internet, ela já me passou modelos que quer de vestido, como ela gosta, como ela sonha, precisa ser tudo do jeito que elas querem e a minha opinião é decisiva para elas, se está bom, ou não. Já a Nayane, vamos preparar muito a oratória dela, deixar a passarela dela mais firme, vai ficar mais confiante. E a Saiury já está se preparando, vamos começar com uma baita mudança na questão dos cabelos e da sobrancelha, vamos deixar mais harmônico, ela vai ficar muito sensual, tirar esse “ar” de menininha que ainda tem. Todas as meninas vão para o concurso com projetos ambientais, como é o caso da Saiury, que vai apresentando o Projeto Tamar, um lugar riquíssimo, que fica localizado na Reserva Ecológica de Santa Isabel, no município de Pirambu. Carvalho vai lutar incansavelmente para ajudar esses animais marinhos que estão sofrendo grande ameaça de extinção. Além de fazermos toda preparação estética, psicológica, temos a questão da causa ambiental, esse é o lema do MISS TERRA BRASIL.
BS- É comum coordenadores de concursos de beleza somarem várias franquias. Tem alguma que você quisesse bastante?
FA- Claro, ainda gostaria muito de ter a franquia do Miss Sergipe Universo em minhas mãos, mas, jamais vou tentar tirar de alguém, se um dia tiver de ser minha, será! Não vou passar por cima de ninguém, isso não é da minha pessoa, tenho tempo suficiente, sei esperar.
BS- O que você achou do resultado do Miss Sergipe Universo 2011, Danielle Paes, acha que teremos chances?
FA- Bom, é uma garota bonita, ainda muito nova. Fui ao concurso, e até um dos preparadores da Saiury Carvalho, Miss Caueira e da Evelyn, Miss Praia do Robalo. Gostei da dinâmica do concurso, não foi cansativo, foi um concurso legal. Não gostei do resultado, tinha opções melhores, e acho que 2011 é o ano mais importante que temos no Mundo Miss no BRASIL, é o ano em que o MISS UNIVERSO será em nosso país, e acho que deveria haver uma escolha mais detalhada da vencedora, deveriam avaliar melhor quem realmente tem chances ou não, e se formos olhar agora, não temos a mínima chance, entretanto, tudo pode acontecer, ainda tem quase 4 meses de preparação. Desejo a Emmanuel e a Danielle muita sorte e sucesso, que eles consigam um bom resultado para o estado.
BS- Muito obrigado pela entrevista! Se quiser deixar recado para nossos leitores, sinta-se a vontade.
FA- Primeiramente quero te agradecer Manoel pela entrevista, foi muito gratificante. Espero ter tirado todas as dúvidas de vocês, e acho que fui claro o suficiente nas respostas. Peço desculpas a todos vocês, que são apreciadores das belezas sergipanas, e acabaram assistindo de longe o acontecido. Sempre fui eu mesmo. Infelizmente errei na organização do MMSE, era muito novo, e ainda sou. No entanto, é assim mesmo, é errando que se aprende. Um Grande Beijo e Abraço a todos os internautas.
7 comentários:
Todo mundo sabe que é horrível fazer concurso de miss em Sergipe.
Li toda a entrevista e percebi que você é um sonhador. Não acho que seja ruim sonhar, só que a gente tem que sonhar e ter os pés nos chão.
Quer fazer a coisa certa? Se junte com as pessoas certas.
Nossa foi a própria Débora Lyra que te deu o toque para vc mandar Saiury ao Miss Terra Brasil. Muito chique isso.
Pela sua resposta, ficou claro que Débora e Nayane torciam por Saiury, e consideravam ela a mais preparada para representar Sergipe no Miss Brasil.
Mesmo sendo a preferida da Miss Brasil 2010 e até mesmo de Nayane, Saiury não venceu, ficando em terceiro.
O que aconteceria se a Miss Sergipe 2011 fosse Saiury e não Danielle? Sergipe teria mais chance de classificação?
Fica ai a interrogação.
Sei não, Fabiano tá doido para pegar o Miss Sergipe que manda para o Miss Brasil da Band.
A Saiury foi a preferiada de TODOS isso é FATO. Mais acho que não devemos mais falar sobre isso, a escolhida foi a Danielle, então, precisamos dar força e estímulo a ela. Quanto a entrevista dele, achei que foi coeso nas resposta, foi bem, poderia ter soltado uma gafe muito grande, foi sincero e firme nas resposta. Realmente, precisamos avaliar melhor os nossos "Missólogos Sergipanos".
Bjinhoo
Fabiano,
Sou Sara Rebeca, Miss Mosqueiro. Fico muito feliz com tudo que aconteceu comigo no Miss Sergipe.
Tive aulas de passarela com Juliana Cavalcante (Miss Brasil Turismo 2010). Embora não possua dinheiro como algumas pessoas pensaram, minha família tentou fazer o melhor. Meu estilista já vestiu candidatas ao Miss Brasil.
Meu querido, você pode deixar seu MSN e lhe adicionarei com muito prazer.
Paulo Lemer, muito elegante em suas palavras.
Em 2012, certamente seus modelos farão mais sucesso.
Bjs
Olá Gente, Tudo Bem?
Estou aqui mais uma vez para responder algumas coisas que ficaram em aberto.
Para a Sara, Miss Mosqueiro: Então Sara, obrigado pela comunicação, o meu msn é: fabiano_araujo14@hotmail.com
Fico aguardando ansiosamente seu envio de convite. Beijos
Já para o dono do comentário ANÔNIMO, o que tenho a dizer é: Andei pesquisando no meu dicionário e achei o significado da Palavra TRAMBIQUE, que significa: Negócio fraudulento; logro, vigarice. O Concurso jamais foi FRAUDULENTO, primeiro porque venceu a melhor, acho que não preciso provar o porque estou dizendo isso, certo? Segundo que VIGARICE? Jamais, nunca fiz concurso pensando no dinheiro pra mim, ou a minha comissão, porque se eu tivesse pensado ou tivesse vivendo disso, hoje estaria passando fome, isso foi um hobby, que pra mim, foi um hobby errado. Sempre estudei em escola boa, faço faculdade em rede particular fora do estado, sempre morei em lugares de bom nível, não é me gabando, mas, é uma prova de que não preciso desse dinheiro pra viver, ou mesmo, pra me manter.
Com relação ao comentário que você diz, falando que as meninas acharam desorganizado: Realmente, concordo com elas, foi MEGA DESORGANIZADO, não canso de falar isso a vocês, não foi legal, fiz tudo sozinho, mais dai eu te faço uma pergunta: Será que sua amiga é uma dessas que foram para o hotel, comeram e dormiram, participou do comercial, ganhou camisas, foi para eventos fora da cidade, e não pagou NADA? Nem vendeu 1 INGRESSO?
Acho que não preciso falar mais nada não é?
Agora, estou com NOVOS RUMOS NA MINHA VIDA. Fazer concursos? JAMAIS, quero distância, mas, preparar as meninas isso é uma coisa que vou fazer SEMPRE, porque gosto, porque tenho prazer, porque SEI PREPARAR, tenho noção de tudo que um concurso pede, e isso não vou deixar de fazer NUNCA. Se quizer, entra em contato com as meninas do concurso, perguntem a elas como foi, e quem sou eu.
Mais uma vez estou aqui, me expressando, dando o melhor de mim mais uma vez, tentando buscar palavras certas, para não ofender e muito menos, ser ofendido por ninguem. Gosto muito do site, e acho que a entrevista foi muito prazerosa, o que passou, PASSOU, agora vou cumprir com a NAYANE PACHECO, tudo que prometi, e não cumpri, e isso vai ser SUPER PRAZEROSO, porque ela merece MUITO.
Um Grande Abraço e Beijos a Todos.
Fabiano Araújo
Postar um comentário